Fashion Meeting

Nesta quarta-feira, dia 08.04, aconteceu a primeira edição do Fashion Meeting no MuBe na cidade de São Paulo. O evento teve como proposta pôr em discussão assuntos sobre moda relacionados à comunicação, tecnologia, tendências, blogs, entre outros.

FMabril150x180O evento iniciou-se com uma mesa de debate sobre moda&internet e contou com a participação da Jornalista e Coordenadora do curso de mídias sociais do Centro Universitário Belas Artes, Carol Garcia; O styling e coordenador da Faculdade Santa Marcelina, Marcio Banfi; A diretora do Caras Blogs e blogueira, Camila Almeida  e do professor de jornalismo e assessor de imprensa, Erisson Rosati. Após o debate iniciaram-se as palestras, que contaram com Alexandre Taleb que abriu uma reflexão sobre a construção de um estilo próprio, a segunda palestra foi apresentada pela Jornalista, Blogueira e estilista Paula Martins, que focou nas tendências, desde a sua pesquisa até a produção, e finalizando o evento Francesca Giobbi discutiu sobre o tema “Você NÃO é um cabide” .

IMG_7934

Camila Almeida, na mesa de debates, defendeu a ideia de que um blogueiro, por ser formador de opinião, é essencial a profissionalização sobre o assunto e ainda compartilhou o que foi chamado pelo Erisson Rosati de “dica de ouro”. A principal dica de Camila foi o “Seja você!” e continuou dizendo que, para ser um ótimo profissional deve-se entender as mídias sociais, fazer parcerias, saber se relacionar, ter espírito de equipe, conseguir se organizar e ter o português correto e claro.

Carol Garcia, seguindo a mesma linha de Camila, continuou a comentar sobre a importância da profissionalização e acrescentou que o blog é um canal de multiplataforma e o blogger é um comentarista à partir de seu filtro pessoal, ela disse que falta mais profissionalismo nos blogs pessoais e que o mercado de trabalho se expandiu muito por causa das mídias digitais. Para Carol, estamos apenas no começo da comunicação e muitas outras maneiras de se comunicar ainda estão por vir, como exemplo, citou o fashion film. Segundo Carol “A tecnologia muda, mas a cordialidade não.”

O último a se juntar no debate, Marcio Banfi, defendeu que, se tem uma coisa que a moda no Brasil não é, é fútil, ela representa a história do Mundo. Marcio acrescentou que os modismos no Brasil estão cada vez mais extremos e, com a rapidez de lançamentos de novas coleções, a qualidade do produto cai gradativamente. O styling mencionou pontos positivos e negativos da rapidez da internet, são eles a facilidade de acesso à informação, mas ao mesmo tempo a efemeridade das notícias passadas ao público.Terminando sua fala, o styling disse que, por causa de jabás, o crítico de moda, que trazia desde críticas ruins até construtivas, não existe mais, já que todos falam bem dos produtos por receberem sem custo.

A palestra de Alexandre Taleb, “Como criar uma imagem de sucesso”, teve como foco principal a imagem que cada pessoa passa para as outras através de suas roupas. Com a ideia de que a primeira impressão é a mais importante, Alexandre explicou que cada cor, linha e curva de uma peça de roupa faz com que uma pessoa seja mais formal ou acessível, como por exemplo as linhas retas demonstram formalidade e as curvas acessibilidade e cores quente aproximam e as frias distanciam. Alexandre também comentou sobre combinações e deu o exemplo de que apenas 15 peças de roupas, formam 50 combinações. Terminou sua palestra defendendo que cada pessoa deve ter certeza antes de publicar uma foto em redes sociais para não estar passando uma imagem diferente da realidade.

10004036_817649718321178_6475161578488801176_n_Fotor_CjknnjkollageNa segunda palestra da tarde, Paula Martins focou no tema “Trend Huting”, ou seja, falou sobre tendências no mundo da moda,também falou que devemos respeitar o nosso estilo e conforto, não importa a ocasião. Segundo a jornalista, a Elite ditou moda até os anos 90, já em 2000 este cenário mudou com o aparecimento de blog e street style. Paula deu aos aspirantes de moda uma dica preciosa – “Quando mais de três ou quatro marcas trabalham o mesmo tema, é sinônimo de que provavelmente virará tendência”. E finalizando a palestra, mostrou-nos as tendências do Inverno 2015:
*Roupas: Casaco de pele mesclado – Bohemian Life – Patchwork – Tecido de tapeçaria – Naked Dress.
*Sapatos: Boho Fringe – Color Blocking – Amarração.
*Bolsas: Box Bag – Slip In – Match (Combinação entre roupa e bolsa).
*Bijouterias: Broche – Twisted – One Side.
*Maquiagem: Olhos esfumados – Delineado geométrico – Sombra bronze – Rosto saudável.
*Cabelo: Headband e faixa – Coque desconstruído – Divisão lateral do cabelo.
*Street Style: Franjas – Cores quentes (Principalmente o amarelo) – Saia de tricot – Gola alta – Lenço no pescoço.

10004036_817649718321178_6475161578488801176_n_Fotor_CollageE na última palestra do dia, Francesca Giobbi colocou em pauta o tema “Você NÃO é um cabide”, aonde valorizou o nosso próprio estilo e a elegância, sempre frisando que não adianta seguir as tendências, se não combinarem com você.

10004036_817649718321178_6475161578488801176_n_Fotor_Collagnkjnkje                         Matéria escrita por Gabriela Zavagli e Geovanna Nunciato.           

Espero que gostem! BEIJOXXX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s